TRATAMENTO DE CÂNCER DE PELE

Os mais frequentes são:

Carcinoma Basocelular ( + - 75% dos casos).

Carcinoma Epidermóide ( + - 15% dos casos).

Melanoma Malígno ( + - 5 % dos casos).

Outros: linfomas cutâneos, carcinomas de anexos cutâneos, sarcoma de kaposi, angiosarcomas e outros ( + - 5% dos casos).

Carcinoma Basocelular: aparece com um nódulo (caroço) pequeno ou ferida c/ bordas elevadas, de cor rósea ou avermelhada, que pode sangrar ao coçar ou passar a toalha. È mais comum no rosto e orelhas mas pode aparecer em qualquer lugar da pele. Tratamento preferencial é a cirurgia. Eventualmente laser.

Carcinoma Epidermóide: aparece como nódulo e ferida também. Geralmente é maior que o Carcinoma Basocelular, a sua superfície é verrugosa e a ferida é granulosa. Tratamento preferencial é a cirurgia. Eventualmente laser.

Melanoma Malígno: é uma lesão pigmentada (geralmente negra) que no início quando totalmente é plana. Depois fica nodular e se ulcera. Isto piora o prognóstico. Tratamento é cirúrgico.

Outros: os tratamentos variam conforme o caso: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Eventualmente laser.

 

TUMORES BENÍGNOS DE PELE

Nevos (pintas), cistos, verrugas virais, acrocordons, queratoses ceborreicas, queratoses ae etc.

Nevos: são as pintas que podem sofrer transformação malígna p/ melanoma, principalmente quando planos, com mais de 0,5cm e localizados em áreas expostas ao sol ou à traumas. Portanto devem ser retirados cirúrgicamente.

Cistos: são nódulos que aparecem geralmente após uma espinha e podem inflamar e crescer, incomodando ou dando problema estético. Tratamento cirurgico.

Verrugas virais: são lesões verrugosas, à virus, pouco contagiosas, mais comuns em ciranças e jovens. Quando em palmas de mão e plantas de pés doem. Podem aparecer em qualquer parte da pele. Tratamento com Dye-laser, rádio-frequência, bisturi elétrico, quimico.

Acrocordons: são lesões moles penduradas na pele, mais comum em pescoço, axila e virilhas. Tratamaento rádio-frequência, bisturi elétrico ou químico.

Queratose seborreicas: são lesões pigmentadas, verrugosas, c/ superfície oleosa, que geralmente aparecem após 40 anos de idade, no tronco, face e pescoço com mais frequência. Tratamento: radio-frequência, ou bisturi elétrico. Eventualmente laser.

Queratose actínicas: geralmente tem base avermelhada e superfície c/ escama branca e aparecem nas áreas expostas ao sol. São por causa de exposição exagerada ao sol. São pré-malígnos e devem ser tratados c/ cirurgia, rádio-frequência, bisturi elétrico ou laser.

Dermatoses Inflamatórias: Eczemas de contacto, eczemas crônicos, psoríases, vitiligo, pitiríases rósea , líquem plano, acne, etc.

Micoses: micoses de pés, virílha, corpo e cabelos.

Para as dermatoses inflamatórias e micoses o tratamento é clínico.

Para o acne em particular já existe há tempos tratamento medicamentoso c/ cura praticamente definitiva.

 

 Compartilhe